sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dicas para engordar

 

Existe uma variedade muito grande de remédios para engordar. Esses remédios geralmente são os que abrem o apetite. Mas é bom lembra-lo que eles não fazem muito bem à saúde, pois eles trabalham com alguns hormônios no nosso corpo, que prejudicam o seu organismo.

Para engordar da melhor maneira possível, você precisa procurar um nutricionista, e se informar dos alimentos que não causam males a saúde. Pois consultando um nutricionista você chegará no seu peso desejado, e não correrá o risco de adquirir celulites, estrias, ou aquelas famosas gorduras localizadas.

Mas é aconselhável que você comece a fazer musculação, ou se preferir, praticar algum esporte de sua preferência, para que você não fique com pneuzinhos, e também para que sua pele não fique flácida.
Grande parte da população se sente insatisfeita com a sua aparência, muitos lutam para emagrecer, enquanto outros querem dicas de como engordar. Segundo os especialistas, engordar é mais difícil que emagrecer, deve-se considerar que cada pessoa tem um biotipo, nem sempre é possível chegar ao peso que se pretende.
A aparência nem sempre revela a verdade, de repente, uma pessoa aparentemente magra tem um alto percentual de gordura no corpo, maior mesmo que a massa muscular.O interessante é procurar um especialista, fazer uma avaliação da composição corporal e exames complementares para se ter um diagnóstico sobre a dificuldade de ganhar peso.
Engordar para uma pessoa magra não significa exatamente comer tudo que uma pessoa gorda não possa comer, como toda dieta ela deve ser bastante equilibrada e acompanhada de exercícios físicos.

Dicas: Como engordar com saúde

1 – Crie o hábito de comer bastante frutas e verduras, elas ajudam no melhor aproveitamento dos demais alimentos.
2 – Não ingira líquidos durante as refeições, eles só atrapalham a digestão.
3 – O consumo de água durante o dia deve ser de 2 litros diários. Tome constantemente e em pequenas quantidades. Não consumir durante as refeições.
4- Para abrir o apetite e fazer o organismo reter melhor os sais minerais dos alimentos, consuma antes das refeições um copo de suco de limão ou laranja, ou pedaço de maçã.
5 – Enriqueça os alimentos com produtos naturais, como o uso de granola em vitaminas. Isso vai fazer com que aumente as calorias. O leite da manhã pode ser enriquecido com mel, frutas, e/ou cereais, e assim por diante.
6 – Estabeleça de três a quatro refeições diárias, como também horários para realizá-las. É necessário disciplina e perseverança para criar o hábito.
7 – Cuidado com o açúcar e a gordura, lembre-se que o objetivo é ganhar massa muscular magra e não adquirir diabetes e outros problemas de sáude.
8 – Faça atividade física, a exemplo de musculação, além de fortalecer, a pessoa ganha massa muscular.
9 –-Uma dieta saudável deve ser balanceada, com proteínas, carboidratos, gorduras, além de uma quantidade suficiente de vitaminas e sais minerais.
Como ganhar peso:
Para aumentar 1kg de peso extra, o corpo exige 7.000 calorias, o que significa que para alcançar o aumento de meio quilo por semana ocupa 3.500 calorias, 500 a mais por dia. Mas é claro que para acrescentar essas calorias, elas devem ser saudáveis –e não uma barra de chocolate ou sacos de batata frita gigante. Veja outras dicas.
Escreva tudo o que come 
O ideal é escrever cerca de 3 dias tudo o que come em detalhes (hora, tipo, quantidade). Isso irá lhe dar uma idéia do que mudar (exemplo: pular refeições), e quanto aumentar. Se o peso mantiver, você já sabe quem tem que aumentar o consumo.

Não pule refeições 
O ideal para quem quer engordar é fazer várias refeições e não passar de 3 horas sem comer. Além disso, escolha alimentos ricos.

Faça lanches saudáveis 
Antes de chegar a hora de comer, já tenha em mente o que irá lanchar. Escolha alimentos saudáveis.

Coma carne magra 
Para aumentar os músculos, você precisa consumir proteína magra. Lembre-se que não importa somente a quantidade, mas qualidade. As de alta qualidade são de origem animal e todo o corpo precisa delas, o ovo também é uma fonte segura, seguido pela proteína do leite. As de baixa qualidade são as associadas a gorduras, que irá fazer aumentar seu colesterol.

Inclua fonte de proteína na refeição. Veja os melhores: 
Ovos, leite e produtos lácteos (iorgute, queijo), carne magra e mariscos, peixes, frango, etc. 
Alimentos vegetais: leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, soja) e nozes. 
A soja é a proteína vegetal de mais alta qualidade, uma excelente alternativa para quem consome pouca carne.
Coma gorduras saudáveis 
São os vegetais, óleos vegetais (azeite, canola, linhaça, girassol, etc). Azeitonas, abacate e nozes. Elas aumentam as calorias de maneira saudável e protegem contra doenças cardíacas.

Comece bem o dia 
O consumo de proteína de alta qualidade como ovos e leite no café da manhã, favorecem o aumento da massa muscular. Comece o dia comendo ovos mexidos, acompanhado de uma vitamina de frutas com leite ou iorgute.

Sucos com calorias 
Hidrate seu corpo com sucos de frutas, eles acrescentam calorias e vitaminas. Evite bebidas lights.

 Acrescente algo mais nas refeições 
Algumas ideias para enriquecer suas refeições: 
O leite em pó pode ser adicionado ao leite ou iorgute líquido para aumentar a ingestão de calorias e proteínas, sem que aumente de volume. Também pode ser adicionada na sopa, purê ou suco de frutas. 
Inclua o ovo em saladas ou em carnes, além disso pode ser acrescentado a sopa. 
Consuma óleos, abacates e azeitonas em abundância. Acrescente nas saladas e acompanhamentos. 
Nozes e sementes podem ser utilizadas como lanches, acrescente cereais, iorgute ou salada. No milk-shake você pode incluir nozes e frutas.

Faça exercícios de peso 
Qualquer exercício de peso faz com que os músculos aumentem. Pode-se fazer musculação ou exercícios que trabalham com o seu próprio peso, como o pilates e ioga.

Fonte: Mulher Feliz
1. Ingira mais calorias
O princípio básico para engordar é ingerir mais calorias do que você gasta. Procure comer porções maiores do que comia antes, mas saiba escolher os alimentos, para engordar sem arruinar sua saúde.
E não se esqueça de comer seis vezes ao dia, sempre incluindo carboidratos e gorduras saudáveis, que são mais calóricos e estimulam o apetite. O ideal é que você faça três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e três lanches (nos intervalos entre uma refeição e outra).

2. Faça escolhas inteligentes

Ao invés de comer só pão, escolha derivados do leite, peixe, carne e ovos, por exemplo. Coma também alimentos com elevado teor de proteínas, como feijão, legumes e ervilha, e alimentos com alto teor de amido, como batatas, arroz e mandioca. Castanhas, amendoim e nozes são ótimos alimentos calóricos e saudáveis para servir de lanche para quem deseja engordar.

3. Proteína é muito importante

A maioria das calorias que contribuem para o ganho de peso é proveniente de carboidratos e gorduras, mas o seu corpo necessita de uma grande quantidade de proteína para construir novos músculos. Portanto, não substitua os carboidratos e gorduras por proteínas, mas aumente o consumo das mesmas.

4. Faça vários lanches

Faça vários lanches durante o dia, com alimentos que podem te ajudar a ganhar peso e não prejudiquem a sua saúde. Consuma queijo, frutas secas, e barras de cereais, por exemplo.
Evite hambúrgueres, batatas fritas e junk food em geral. Você engordará, mas não se manterá saudável, pois ganhará gordura abdominal e colesterol.

5. Líquidos também engordam

Não são só os sólidos que contribuem no ganho de peso. Os líquidos também! Por isso, beba uma grande quantidade de líquidos que fornecem nutrientes e calorias, como leite, iogurte, sucos de frutas e compostos de alta caloria, por exemplo.

6. Intensifique os exercícios

Fazer aeróbica é ótimo? Não para engordar!
Você precisa de exercícios anaeróbicos e intensos para ganhar massa muscular. São exercícios que envolvem pesos, aparelhos de academia, mas também podem ser feitos em casa (flexôes, agachamentos, barras). Os exercícios aeróbicos, como corridas, devem ser mais leves.

7. Usar suplementos ou não?

Em algumas situações, suplementos alimentares podem ajudar a ganhar peso, principalmente no caso de atletas. Porém, devem ser usados com cuidado e com acompanhamento médico e nutricional.
Não consuma nenhuma substância por conta própria e nem siga conselho de amigos sob risco de colocar sua saúde em risco. Consulte um profissional.

8. Não desista!

Pode demorar um pouco, geralmente alguns meses, para que você perceba mudanças no seu peso. Algumas pessoas ficam frustradas logo no início e desistem das medidas que estão tomando para engordar antes dos resultados começarem a aparecer.
Porém, seu corpo só responde a um esquema consistente. Nenhuma dieta para ganhar peso funciona se você não a segue de modo regular.
Fatores hereditários são realmente importantes na determinação do seu peso, mas por meio de dietas e exercícios você pode mudar isso.